17/10/2022 – O marketing digital é uma atividade de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, telefones celulares e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistar novos clientes e aprimorar sua rede de relacionamentos. Inclui a prática de usar canais de distribuição eletrônicos para promover um produto ou serviço e, em seguida, chegar rapidamente aos consumidores de forma relevante, pessoal e mais eficaz.
Este marketing traduz-se em ações adaptadas aos meios digitais de forma a atingir a mesma eficiência e eficácia do marketing direto nestes canais, ao mesmo tempo que potencializa a eficácia do marketing tradicional. Em sua operação, são frequentemente utilizados canais, mídias e ferramentas digitais.
Toda a construção de um plano de ação começa com uma visão, seguida de um objetivo a ser alcançado. Com base nessa característica, são definidos os meios a serem utilizados para, em última análise, alcançar o resultado. O tratamento único de cada cliente é um segredo, por isso a escolha do plano de ação é realmente adequada, e somente conhecer o cliente ou projeto em questão permitirá que a mídia trabalhe duro para potencializar seus esforços de marketing, digitalizando-os.
Um exemplo de sucesso é o Facebook, que rapidamente conquistou o público e ultrapassou seus concorrentes em pouco tempo. A chave é a simplicidade, a velocidade de execução e a liberdade do usuário no manuseio de suas funções. O uso da web fez tanto sucesso que as empresas passaram a investir na criação de um ambiente de comunicação com seus clientes que lhes permitisse criar páginas de negócios, também conhecidas como fanpages.
O e-marketing ou e-marketing é baseado na demografia das pessoas que são mais propensas a demonstrar interesse com base no uso de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no processo de criação, disseminação e entrega de valor aos clientes e seus stakeholders (alvo audiência) Os dados estão no produto ou serviço.
À medida que o marketing é aplicado ao ambiente digital, surgiu um novo tipo de consumidor: o consumidor 2.0. Esse consumidor é exigente, bem informado, atento e sempre à procura de registros que lhe permitam aprender mais antes de sair do conforto de sua casa. Também é divertido trocar ideias com outros consumidores.